Título de Especialista Asbran

Conheça as dúvidas mais frequentes

Selecionamos para você os principais assuntos referente ao Título de Especialista Asbran.

Escolha:


Para acessar o sistema, é necessário validar o e-mail informado no cadastro. Certifique-se que o e-mail foi informado corretamente e use a opção para reenviar seu código de acesso.

Efetue login no sistema e acesse o menu principal. Será necessário enviar sua foto e preencher os demais dados de sua inscrição. Após isso, você pode realizar a inscrição nos editais.

Sim. Você pode continuar o processo de inscrição posteriormente até concluir todo o processo.

Não. Você pode alterar os arquivos até concluir sua inscrição. Uma vez concluída, não é possível editar os dados/arquivos.

Não. Sua inscrição só estará finalizada após realização do pagamento.

Você deve aguardar o período de compensação bancária para que o Itaú nos informe sobre a confirmação do pagamento. O prazo médio é de 5 dias úteis. Após esse prazo, se a inscrição permanecer como não paga, você deve entrar em contato com a ASBRAN para que verifique a baixa de seu pagamento.


- ESPECIALISTA: profissional graduado que acumula conhecimentos de uma área específica por atuação identificada com sucesso na referida área e reconhecida por entidade técnico-científica. Profissional deve utilizar a expressão “Especialista em Nutrição Clínica”, por exemplo.

- ESPECIALIZAÇÃO: curso de especialização em uma área específica que pode estar ligada a graduação em nutrição ou não. Profissional deve utilizar a expressão “Especialização em Nutrição Hospitalar”, por exemplo.

Não. De acordo com a RESOLUÇÃO CFN Nº 525/2013 e a RESOLUÇÃO CFN N° 556/2015, os Nutricionistas deverão ter o Título de Especialista em Fitoterapia conferido pela Asbran para prescrição dos Fitoterápicos, exceto os nutricionistas que, até a data de publicação da Resolução CFN nº 556/2015, estejam matriculados ou tenham obtido certificado de conclusão de cursos de pós-graduação Lato Sensu, com ênfase na área de fitoterapia relacionada à nutrição, os quais deverão procurar o Conselho de Nutricionistas para orientação.

Não. Os nutricionistas que, até a data de publicação da Resolução CFN nº 556/2015, estavam matriculados ou tinham obtido certificado de conclusão de cursos de pós-graduação Lato Sensu, com ênfase na área de fitoterapia relacionada à nutrição, não necessitam do Título de Especialista em Fitoterapia e deverão procurar o Conselho de Nutricionistas para orientação. Caso sua matrícula no curso tenha ocorrido após a data de publicação da referida Resolução, é necessário obter o Título de Especialista em Fitoterapia conferido pela Asbran.

O respectivo edital estabelece as normas para inscrição no processo de Título de Especialista em Fitoterapia, a qual será realizada, exclusivamente de forma online, pelo endereço eletrônico – http://www.asbran.org.br/titulo.phpno período de 17 de julho de 2019 a 20 de setembro de 2019 até às 12h00 (horário de Brasília). Após este horário, as inscrições serão encerradas. Recomendamos que faça a leitura do edital para verificar a documentação necessária.

Sim, conforme o respectivo edital, o candidato deve comprovar as seguintes condições: a) Estar regularmente inscrito e quite com o Conselho Regional de Nutricionistas da jurisdição onde exerce sua atividade principal e em pleno gozo de seus direitos, comprovado em Certidão de Regularidade, expedida pelo respectivo conselho regional, referente ao exercício 2019; b) Ter, no mínimo, dois (2) anos de experiência como nutricionista, sendo que destes um (1) ano comprovado em Nutrição Clínica e/ou Nutrição Esportiva, conforme item III, subitem 3.5, alínea “d” do presente edital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 200 (duzentos reais) para sócios quites da ASBRAN e suas Associações Estaduais de Nutrição e R$ 400,00 (quatrocentos reais) para não sócios. O pagamento deve ser realizado por meio de boleto bancário ou Itaú Shopline com vencimento no dia 20 de setembro de 2019.

Existe a possibilidade de conquistar o Título por meritocracia. A 1ª etapa do processo é a análise curricular. Se a pontuação for maior ou igual a 35 (trinta e cinco) pontos na análise curricular você será considerado aprovado por meritocracia para receber o Título de Especialista em Fitoterapia, sem necessidade de submissão à prova. Se obtiver pontuação menor ou igual a 34,99 (trinta e quatro vírgula noventa e nove) pontos na análise curricular, você será submetido à prova escrita.

A pontuação da análise curricular será obtida pelo somatório dos pontos concedidos em cada item e subitem do Anexo II do respectivo edital.

A prova escrita será realizada no dia 22 de novembro de 2019, nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Recife/PE e Vitória/ES.

No respectivo edital, no anexo II, consta a planilha com pontuação para avaliação curricular. A mesma planilha está disponível em excel no sistema após a realização do cadastro para que o candidato possa estimar sua pontuação na avaliação curricular.

O respectivo edital determina os documentos necessários para a avaliação do currículo. Toda a documentação deverá ser submetida pelo sistema online de inscrição em arquivo no formato PDF ou JPG, obedecendo o limite máximo de comprovantes aceitos conforme anexo III do edital.

Não será permitida a edição e/ou inclusão de qualquer item e documento após concluir a inscrição. Portanto, certifique-se que se os dados e documentos estão corretos antes de finalizar a inscrição.

Os documentos para comprovar a atuação profissional estão determinados no respectivo edital em comprovação do tempo de experiência profissional por meio dos seguintes documentos digitalizados. Ressaltamos que para avaliação do currículo somente serão aceitos comprovantes de experiências profissionais específicas em Nutrição Clínica, Nutrição em Esportes e Fitoterapia.

Não. Somente o Eixo 2 item A– Experiência profissional em Nutrição Clínica e/ou Nutrição Esportiva é obrigatório, em virtude de ser pré requisito para inscrição no processo ter, no mínimo, dois (2) anos de experiência como nutricionista, sendo que destes um (1) ano comprovado em Nutrição Clínica e/ou Nutrição Esportiva.

Não. O período de dois anos de experiência deve estar completo até a data final das inscrições no processo. Caso este pré requisito não seja atendido, a inscrição será indeferida.

Além da titulação, também deve ser enviado uma cópia, em PDF ou JPG, da tese, dissertação ou monografia/artigo defendida e aprovada. Para comprovar a titulação informada, é necessário enviar os comprovantes frente e verso. Portanto, você pode enviar 1 arquivo (comprovante) para frente da titulação, 1 para o verso da titulação e 1 para sua tese/dissertação/monografia/artigo que comprove que a respectiva titulação foi defendida e aprovada.

Sim. Para o respectivo Edital serão aceitas as atividades realizadas durante a graduação em Nutrição, desde que específicas em Nutrição Clínica, Esportiva e/ou Fitoterapia.

Sim, desde que apresente cópia autenticada do diploma revalidado por uma universidade pública brasileira, mantenedora de curso do mesmo nível ou área equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade e equiparação.

Sim, caso a experiência tenha ocorrido em outro país em que o idioma difere do português a documentação deverá ser traduzida por um tradutor juramentado.

Para anexar documentos com extensões diferentes em um único PDF é necessário dois passos:

1º) transformar cada um dos documentos, individualmente, em PDF. Sugerimos a utilização do programa online e gratuito Smallpdf, que faz a conversão automática. O programa está disponível no link: http://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf

2º) juntar os documentos em extensão PDF, em um único PDF. Sugerimos a utilização do programa online e gratuito Smallpdf, que faz a junção automática. O programa está disponível no link: http://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf

 

Sugerimos a utilização do programa online e gratuito Smallpdf, que faz a compressão automática do arquivo em PDF. O programa está disponível no link: http://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf

Não. De acordo com o respectivo edital, não caberá recurso para o indeferimento da inscrição.

Sim. O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização da prova no local supracitado, deverá solicitá-la no ato da inscrição (opção disponível na ficha de inscrição), indicando, claramente, quais os recursos especiais necessários.


- ESPECIALISTA: profissional graduado que acumula conhecimentos de uma área específica por atuação identificada com sucesso na referida área e reconhecida por entidade técnico-científica. Profissional deve utilizar a expressão “Especialista em Nutrição Clínica”, por exemplo.

- ESPECIALIZAÇÃO: curso de especialização em uma área específica que pode estar ligada a graduação em nutrição ou não. Profissional deve utilizar a expressão “Especialização em Nutrição Hospitalar”, por exemplo.

O respectivo edital estabelece as normas para inscrição no processo de Título de Especialista em Nutrição, a qual será realizada, exclusivamente de forma online, pelo endereço eletrônico – http://www.asbran.org.br/titulo.php no período de 17 de julho de 2019 a 20 de setembro de 2019 até às 12h00 (horário de Brasília). Após este horário, a inscrições serão encerradas. Recomendamos que faça a leitura do edital para verificar a documentação necessária.

Sim, conforme o respectivo edital, o candidato deve comprovar as seguintes condições: a) Estar regularmente inscrito e quite referente ao exercício correspondente à data da inscrição, com o Conselho Regional de Nutricionistas da jurisdição onde exerce sua atividade principal e em pleno gozo de seus direitos comprovado em Certidão de Regularidade expedida pelo respectivo Conselho regional; b) Ter, no mínimo, três (3) anos de experiência como nutricionista comprovados na área pleiteada para a concessão do título, conforme item III, subitem 3.5, alínea “d” do presente edital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 200 (duzentos reais) para sócios quites da ASBRAN e suas Associações Estaduais de Nutrição e R$ 400,00 (quatrocentos reais) para não sócios. Se você tiver interesse em se associar à Associação e conhecer nosso Clube de benefícios, acesse www.asbran.org.br.

Não. O candidato poderá prestar somente uma especialidade por edital.

Existe a possibilidade de conquistar o Título por meritocracia. A 1ª etapa do processo é a análise curricular. Se a pontuação for maior ou igual a 40 (quarenta) pontos e que não tenha zerado nenhum eixo na análise curricular, será considerado aprovado por meritocracia para receber o Título de Especialista em Nutrição na área pleiteada, sem necessidade de submissão à prova escrita. Se obtiver pontuação entre 25 (vinte e cinco) a 39,99 (trinta e nove vírgula noventa e nove) pontos e que não tenha zerado nenhum eixo na análise curricular, será submetido à prova escrita.

Sim, será reprovado caso tenha zerado algum eixo na análise curricular, mesmo que sua pontuação atinja mais de 25 pontos.

Não. Conforme o respectivo edital, a prova escrita será realizada no dia 22 de novembro de 2019, nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Recife/PE e Vitória/ES.

Sim. O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização da prova no local supracitado, deverá solicitá-la no ato da inscrição (opção disponível na ficha de inscrição), indicando, claramente, quais os recursos especiais necessários;

Não. De acordo o respectivo edital, não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada da prova acima descrita e não será justificada falta, sendo considerado eliminado do processo o candidato que assim proceder;

No respectivo edital, no anexo II, consta a planilha com pontuação para avaliação curricular. A mesma planilha está disponível em excel no sistema após a realização do cadastro para que o candidato possa estimar sua pontuação na avaliação curricular. Vale ressaltar que a nota final utilizada para critério de avaliação será a nota calculada após a análise dos documentos pela Comissão de Avaliação do Título de Especialista, considerando as normas do edital.

O respectivo edital determina os documentos necessários para a avaliação do currículo. Toda a documentação deverá ser submetida pelo sistema online de inscrição em arquivo no formato PDF ou JPG, obedecendo o limite máximo de comprovantes aceitos conforme anexo III do edital.

Não será permitida a edição e/ou inclusão de qualquer item e documento após concluir a inscrição. Portanto, certifique-se que se os dados e documentos estão corretos antes de finalizar a inscrição.

Os documentos para comprovar a atuação profissional estão determinados no respectivo edital, item 3.5 letra d.

Não. De acordo com o respectivo edital, não caberá recurso para o indeferimento da inscrição.

A docência é considerada experiência profissional não especifica na área, portanto não contabiliza pontos para avaliação curricular, mas conta como pré-requisito do edital. A docência pontua no Grupo 7 “Atividades acadêmicas”.

Se o seu documento de Registro Geral (RG) contempla o número do seu CPF, você deverá anexar este mesmo documento no campo RG e também no campo destinado ao CPF. Caso seu RG não contenha esta numeração, você poderá imprimir seu comprovante de Inscrição no CPF no site da Receita Federal em https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf

Não. O período de três anos de experiência na área a ser pleiteada deve ser completado até a data de inscrição. Caso este pré-requisito não seja atendido, a inscrição será indeferida.

Além da titulação, também deve ser enviado uma cópia, em PDF ou JPG, da tese, dissertação ou monografia/artigo defendida e aprovada. Para comprovar a titulação informada, é necessário enviar os comprovantes frente e verso. Portanto, você pode enviar 1 arquivo (comprovante) para frente da titulação, 1 para o verso da titulação e 1 para sua tese/dissertação/monografia/artigo que comprove que a respectiva titulação foi defendida e aprovada.

Não. Os documentos realizados antes da conclusão da graduação não serão pontuados.

Sim, desde que apresente cópia autenticada do diploma revalidado por uma universidade pública brasileira, mantenedora de curso do mesmo nível ou área equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade e equiparação.

Sim, caso a experiência tenha ocorrido em outro país em que o idioma difere do português a documentação deverá ser traduzida por um tradutor juramentado.

Para anexar documentos com extensões diferentes em um único PDF é necessário dois passos:

1º) transformar cada um dos documentos, individualmente, em PDF. Sugerimos a utilização do programa online e gratuito Smallpdf, que faz a conversão automática. O programa está disponível no link: http://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf

2º) juntar os documentos em extensão PDF, em um único PDF. Sugerimos a utilização do programa online e gratuito Smallpdf, que faz a junção automática. O programa está disponível no link: http://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf

Sugerimos a utilização do programa online e gratuito Smallpdf, que faz a compressão automática do arquivo em PDF. O programa está disponível no link: http://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf


Entre em contato com a ASBRAN

Tel: +55 11 3257-0277  (segunda-feira à sexta-feira das 08h as 17h)
E-mail: secretaria@asbran.org.br